Uma artéria coronariana bloqueada pode levar a um ataque cardíaco. Para homens e mulheres, a doença aterial coronariana é uma das principais causas de morte.
Definição
A doença arterial coronariana (DAC) é um tipo de doença cardíaca que causa um fornecimento inadequado de sangue ao músculo cardíaco – uma condição potencialmente danosa. A doença arterial coronariana também é conhecida como DAC.
Causa
A doença arterial coronariana é causada por um crescimento de depósitos gordurosos e ceráceos na parte interna das suas artérias. Esses depósitos são feitos de colesterol, cálcio e outras substâncias do sangue. Esse crescimento é chamado de "placa aterosclerótica" ou simplesmente "placa". Os depósitos de placa podem obstruir as artérias coronarianas e torná-las rígidas e irregulares. Isso é chamado de "endurecimento das artérias".
Pode haver um único ou múltiplos bloqueios, e eles podem variar de gravidade e localização. Esses depósitos vão estreitando aos poucos as artérias coronarianas, fazendo o seu coração receber menos sangue e oxigênio. Essa diminuição de fluxo sanguíneo pode causar dores no peito (angina), falta de ar ou outros sintomas. Um bloqueio completo pode causar um ataque cardíaco.
Sintomas
Como a doença arterial coronariana (artérias obstruídas) pode se desenvolver ao longo de muitos anos, os sintomas não são frequentemente sentidos, até que os bloqueios sejam graves e ameaçadores à vida. Você pode notar os sintomas pela primeira vez quando o seu coração estiver trabalhando mais forte do que o habitual, como durante os exercícios. Entretanto, esses sintomas também podem ocorrer quando você está descansando, sem fazer nenhuma atividade.
Os sintomas da doença arterial coronariana diferem de pessoa a pessoa, mas os sintomas típicos incluem:
- Desconforto ou dor no peito (angina)
- Falta de ar
- Fadiga extrema com o esforço
- Inchaço nos pés
- Dor em seus ombros ou braços
- As mulheres podem ter dores atípicas no peito. Elas podem ser passageiras ou agudas, e percebidas no abdômen, nas costas ou braços.
As mulheres devem de alguma forma experimentar outros sinais de advertência de um ataque cardíaco, mais do que os homens, incluindo náuseas e dores nas costas ou na mandíbula. Às vezes, um ataque cardíaco ocorre sem nenhum sinal ou sintoma aparente.
Fale com seu médico se achar que tem sintomas de doença arterial coronariana. Se você acha que pode estar tendo um ataque cardíaco, procure obter cuidados médicos imediatamente.
Fatores de Risco
Algum endurecimento das artérias ocorre conforme a pessoa envelhece. Entretanto, certos fatores de risco podem acelerar o processo:
- Idade (acima de 45 para homens, e acima de 55 para mulheres)
- Histórico familiar de doença cardíaca
- Fumo
- Pressão arterial alta
- Alto colesterol LDL "mau" e baixo colesterol HDL "bom"
- Certas doenças, como o diabetes
- Estar acima do peso ou obeso
- Falta de exercício
- Certos tipos de terapia de radiação no peito
- Estresse
Os homens estão sob risco mais alto de doença arterial coronariana do que as mulheres. O risco das mulheres aumenta após a menopausa.
Diagnóstico
Se o seu médico suspeita que você tem doença arterial coronariana, ele pode encaminhá-lo(a) a um cardiologista especializado em problemas do coração, artérias e veias.
Ao fazer um diagnóstico o seu médico lhe perguntará seus sintomas, histórico médico e fatores de risco. Com base nessas informações, o seu médico poderá submetê-lo(a) a testes para ver o quão saudáveis as suas artérias estão. Os testes mais comuns incluem:
- Eletrocardiograma (ECG)
- Ecocardiograma (ECO)
- Teste de estresse
- Cintilografia cardíaca/cintilografia de esforço
- Tomografia ultra rápida (Electron Beam Computerised Tomography - EBCT)
- Angiografia por Ressonância Magnética (ARM)
- Angiografia
- Ultrassom intravascular (USIV)
- Raio-x
- Exames de sangue
- Angiografia por TC